O que é design thinking e como é usado

Design Thinking é para quem precisa identificar os problemas do seu negócio e dessa forma encontrar as melhores soluções.

O que é Design Thinking?

É em síntese um tipo de aproximação que visa solucionar problemas de forma coletiva e colaborativa. O foco do desenvolvimento do produto são todos os envolvidos na ideia (trabalhos em equipes multidisciplinares são normais) e não apenas os consumidores. O processo consiste em analisar diversos aspectos da vida dos consumidores do consumidor de uma forma mais humanizada, dessa maneira é possível atender necessidades reais das pessoas e é possível aplicar o design thinking em qualquer área de negócio.

Etapas para aplicação do Design Thinking

Para aplicar o design thinking, primordialmente é preciso uma mudança de mentalidade. Os colaboradores e demais envolvidos devem desenvolver a empatia, além disso criar um espírito de colaboração e cooperação. Para que este time consiga sucesso, em primeiro é fundamental garantir de que a criatividade seja um combustível que faça parcela da cultura da empresa.

1. Imersão

A imersão atenta-se primeiramente ao entendimento de si mesmo – do negócio – com ferramentas tais como a análise SWOT, que estuda os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças da empresa. Nessa etapa do design thinking, a equipe mergulha no erro a fim de identificá-lo por diversas perspectivas. A imersão acontece em duas etapas, primeiramente, de maneira mais superficial, com uma pesquisa sobre o tema, então é delimitado o limite do projeto. Em seguida a parte da imersão é em profundidade, quando um projeto do pesquisa é desenvolvido.

2. Estudo e Síntese

Logo após a imersão, etapa inicial que gera bastante material, passa-se ao estudo e síntese. Aqui as informações que foram coletadas durante imersão encontram um padrão por meio por análise lógica e organização, e dessa forma, entende-se o problema.

3. Ideação

É aqui que o problema começa a ser solucionado, pois é especialmente nesse próximo ponto que todo o conhecimento amontoado sobre o problema se liga com as urgências do público-alvo, nessa fase, o brainstorming fomenta ideias e gera insights. É muito importante que a equipe exponha qualquer ideia que apareça, já que o erro nessa fase não deve ser motivo de inibição, pois das falhas podem surgir grandes ideias.

 Design Thinking- Brainstorming

4. Prototipagem

A prototipagem vem logo depois, nessa etapa as teorias se transformam em um algo palpável, o conteúdo buscado até então se transforma em ações que podem possibilitar, realmente, oportunidades de negócios e promover a diferença na empresa. Este protótipo serve para ficar com como a solução se comporta na prática.

5. Teste

Testar antes, evita gastos usando algo que não vai dar certo na prática.Qualquer produto precisa ser avaliado a fim de verificar a sua funcionalidade, qualidade e aceitação.



E aí, sua dúvida foi sanada? Utilizar design thinking em seus projetos, certamente irá fazer com que você se torne um designer melhor.

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