O que é Design de Interiores?

Em suma: o designer de interiores idealiza, planeja e realiza projetos de espaços, sempre de olho na funcionalidade e qualidade de vida. Nos próximos parágrafos falarei sobre o que é design de interiores, mais detalhadamente.

O que é Design de Interiores?
Photo by Toa Heftiba on Unsplash

Bacharelado ou Tecnólogo em Design de Interiores?

No Bacharelado em Design de Interiores, boa parte do curso é direcionado aos projetos, com aulas de perspectiva e desenho arquitetônico bem como artístico, incluindo também técnicas de iluminação e instalação. No curso as atividades extracurriculares ocorrem com mais frequência. Próximo ao final do curso é provável que as escolas exijam do estudante um estágio ou a apresentação de uma monografia. O curso dura em média 4 anos.

Por outro lado no curso superior de Tecnologia em Design de Interiores, o foco é elaborar projetos de interiores, analisar a viabilidade de coordenar projetos de decoração, realizar pesquisas de tendências de comportamento, texturas, formas, cores e acabamentos. Portanto esse curso tem duração inferior a do Bacharelado média de 2 anos.

Design de Interiores_Bacharelado ou Tecnólogo?
Bacharelado ou Tecnólogo?

Como o Designer de Interiores Atua no Mercado:

Alguns dos locais:

  • Escritórios de engenharia civil, arquitetura e design;
  • Lojas especializadas (móveis, acessórios decorativos e materiais de construção e acabamento);
  • Indústria moveleira;
  • Bem como empreendedor

Algumas funções:

  • Pesquisas acadêmica de design;
  • Curadoria de arte e mobiliário;
  • Especialização em fotografia de interiores;
  • Consulta mobiliária, de ambientes assim como vendas no ramo;
  • Edição de artigos e publicações para portais da área;
  • Produção de representação tridimensional (maquete eletrônica);
  • Projetista: responsável pela elaboração, especificação, planejamento e por fim, acompanhamento na execução do projeto;
  • Desenhista: Criando a representação gráfica e representando o desenvolvimento do projeto através do desenho, com o intuito de auxiliar arquitetos, projetistas de interiores ou designers;
  • Assistente na gestão de obras de interiores: profissional de apoio a arquitetos e engenheiros no acompanhamento de execução nos projetos de interiores;
  • Promotor de vendas: objetos, mobiliário e materiais de acabamento em lojas bem como indústrias.
Projetando
Photo by Helloquence on Unsplash

Diferenças Entre Design de Interiores e Arquitetura:

O designer de interiores assim como o arquiteto frequentemente precisam saber lidar com aspectos administrativos, como orçamentos, cronogramas, prazos e coordenação das equipes envolvidas em uma obra ou projeto (marceneiros, pedreiros, pintores, eletricistas, etc.).

O Design de de Interiores cuida da estruturação de ambientes internos (salas comerciais, apartamentos, salões de festas, clubes, etc.) levando em conta características tais como: estética, funcionalidade e conforto. É uma carreira que mistura pontos de Arquitetura, bem como Ergonomia e Decoração.

Por outro lado a Arquitetura é a área responsável pela projeção de espaços como casas, edifícios, museus, teatros, escritórios, shoppings, etc. Do mesmo modo pode planejar condomínios, bairros e até cidades!

O arquiteto tem um trabalho próximo ao do Engenheiro Civil, assim sendo pode participar da projeção de edifícios, fazer mudanças estruturais em construções, acompanhar obras, etc.

A gente costuma a confundir as duas profissões porque o Design de Interiores é também uma das áreas de atuação da Arquitetura. A diferença, nesse caso, é que somente arquitetos podem fazer mudanças estruturais em uma edificação, como derrubar paredes, construir anexos, modificar a planta original da construção, etc.

Design de Interiores ou Arquitetura
Arquitetura ou design de Interiores

Se ainda estiver com dúvida sobre o que cursar, nos sites das faculdades você pode verificar as diferenças e escolher o que mais lhe agrada, dessa forma você vai poder tirar todas as dúvidas antes de iniciar, afinal não é muito legal mudar de curso de depois já ter finalizado alguns períodos.


Você sabe o que é Design Thinking e como utilizá-lo para solucionar problemas em qualquer área profissional, incluindo design de interiores e arquitetura? Clique aqui para ler um artigo sobre o assunto.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimized with PageSpeed Ninja