Como ser um designer melhor. 12 Dicas.

Atualmente os clientes são mais exigentes, visto que a informação está cada vez mais ao alcance de todos. Isso é ótimo, pois assim os criativos precisam manter-se sempre atualizados com este intuito de satisfazer as necessidades dos clientes. Todo dia tem alguma novidades: softwares (e atualizações dos mesmos), novas tendências, recursos, e por aí vai… Abaixo irei passar 12 dicas de como ser um designer melhor:

1. Faça Parceria, seja um designer melhor

Ter parceiros é realmente importante em nosso meio profissional e na vida. Sozinho, certamente, você deixará de fazer muita coisa, ou fará com deficiência.

O famoso ditado “uma mão lava a outra”. Quando os dois lados ganham, é uma parceria que vale a pena, mas quando alguém lhe oferecer parceria, você precisa analisar se alguém vai ficar com o trabalho mais pesado nessa parceria e se o retorno($$$) será proporcional.

Juntar forças com outros profissionais também ajudará você a ser um designer melhor, mas se você perceber que está sendo explorado por seus parceiros, caia fora” rapidamente!

Como ser um designer melhor - Parceria

2. Seja realista

Esta é uma dica interligada à dica anterior. Ninguém consegue ser totalmente notável em tudo. Por exemplo as agência que no início destes anos 2000 faziam de tudo, se propunham a atuar em várias vertentes: design gráfico, web design, assessoria de imprensa, publicidade… Eu também já vacilei nesse aspecto.

Caso você seja designer, se proponha a ser um designer melhor. Não adianta pegar um job de social media se não tem competência para tal somente para pegar mais trabalho ou agradar (tentar agradar) seu cliente. Se não consegue e acha que não vai dar conta, não sinta medo de dizer não. Seu cliente entenderá e dessa forma talvez se torne mais fiel a você em relação a outros jobs ao perceber seu profissionalismo.

Profissional multi tarefas

3. Todo mundo erra, até você.

Os designers mais experientes com anos de profissão e mesmo os mais novos com semanas na área, todos tem uma coisa em comum: são seres humanos, portanto estão passiveis a enganos. Errar é normal e faz parte do aprendizado.

Quanto mais cedo você errar, certamente mais rapidamente conseguirá corrigir, melhorar, expandir. Assuma seus erros, se desculpe (caso seja preciso) e comece a pesquisar soluções.

Como ser um designer melhor - Todo mundo erra

4. Algumas vezes o “não” é necessário

Precisamos ganhar grana, então todos nós caímos no erro por pegar tudo o de que vem pela frente. Experiências anteriores nos ensinam a escolher o job que realmente nos interessa e por isso tem poucas chances de dar problema. Quem nunca se arrependeu de pegar um job que só gerou “dor de cabeça”. Aqui cabe aquele questionamento: melhor pegar 1000 jobs por R$1,00 ou 1 job por R$1000,00? Pense sobre isso.

rejeitado

5. Questione, suas dúvidas transformarão você em designer melhor

Nada é uma verdade absoluta. As ideias estão aí para serem seguidas, serem transformadoras e por que não, questionadas. Porque o questionamento construtivo também facilita a formar a sua opinião.

Como ser um designer melhor - questione

6. Seja crítico, até mesmo em relação a você

No desenvolvimento do seu trabalho você acreditará que ele está perfeito, mas esteja aberto a opiniões e críticas construtivas e faça uma análise dele. A todos os momentos existe uma forma do trabalho ser melhorado, mas não precisa “encher o saco”. Tenha o mínimo de bom senso.

Seja crítico

7. Valide suas ideias

Seu processo de criação passou por um longo trabalho. Chegou a hora da apresentação, você pode até enviar por e-mail, mas explique este motivo de ter utilizado determinada cor, estilo, fonte, linhas e traços, não envie apenas o trabalho como se o cliente já conhecesse todo o processo criativo. Assim sendo a aprovação do seu job junto ao cliente fluirá de uma maneira melhor.

Bem como orçamentos, assim, antes de passar o preço do job, primeiro mostre pro cliente como será o processo criativo, a forma como você trabalha, etc. Entregue valor antes de entregar o preço.

Como ser um designer melhor - apresentando projeto

8. Trabalhe de forma prudente

Trabalhar com o que gosta é tudo de bom, mas não torne sua rotina do dia a dia um vício. Precisamos ter, além do trabalho, uma vida social e convívio familiar.

Quando trabalhamos compulsivamente é legal, mas só no início. Isso visto que amamos o que estamos fazendo. Depois de um algum tempo como workaholic, aparecem várias complicações. Sua saúde cai, sua vida social vai embora e se bobear, até perde sua família…

Como ser um designer melhor -

9. Invista em ser um designer melhor

A net é especialmente lotada de conteúdo grátis. Apostilas, cursos, livros, vídeo aulas, tudo isso possui a vontade. Mas se necessita mesmo progredir, não se prenda apenas aos conteúdo free, pois existem diversos cursos, palestras e workshops que são pagos.

Aproveite as oportunidades para conhecer outros profissionais, além disso ter acesso a conteúdos exclusivos no que justamente você busca e promover o seu network.

Como ser um designer melhor - invista na carreira

10. Leia, leia, leia, leia…

Não faça parte da galera que não gosta de ler. Ler inegavelmente necessário. Não estou me referindo a Marvel, DC, etc.(apesar de gostar, hehehe), leia bastante livros técnicos da sua área.

Leia e em seguida ponha em prática.

Como ser um designer melhor - leia

11. Invista em seu ambiente de trabalho

Imagine você trabalhando no mínimo 8 horas por dias, inadequada sem uma cadeira de má qualidade, mouse com pouca sensibilidade, monitor descalibrado, etc. Certamente seu rendimento será muito inferior comparado ao que seria caso trabalhasse em um ambiente confortável com bons equipamentos.

Como ser um designer melhor - cuide do seu escritório

12. Do you speak english, designer?

Por fim, aprenda inglês, é a língua universal, não dá pra fugir disso. Quando se aprende e se aplica um novo modelo língua, principalmente o inglês em seu dia a dia, o universo literalmente se abre. De fato possibilitará acesso a conteúdos internacionais que com certeza irão ajudar você a ser um designer melhor

Also, when a job comes up at a company that requires language, you are safe and prepared to participate in the selection process.

Como ser um designer melhor - aprenda outro idioma

Curtiu as dicas? Está na dúvida sobre que área seguir?
Nesse artigo eu falo especificamente sobre diferenças entre a área de design e a área de artes visuais.

2 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimized with PageSpeed Ninja