Como aumentar a produtividade?

Antes de iniciar a lista sobre como aumentar sua produtividade vou escrever sobre a diferença entre eficácia, efetividade e eficiência.

“Não existe nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deve ser feito.” – Peter Drucker

Pessoa com punhos fechados sobre a mesa, teclado e caneca cheia de grãos de café.
Como Aumentar Sua Produtividade
Photo by Lukas from Pexels

Geralmente estes 3 importantes conceitos são bastante confundidos entre si. Então vamos aos conceitos publicados no Portal Educação para compreender melhor essa diferença:

  • Eficácia: é a capacidade de se realizar um objetivo, fazendo uma relação entre objetivos pretendidos e objetivos alcançados.
  • Efetividade: é o modo certo de se realizar alguma atividade ou atingir um objetivo.
  • Eficiência: atingir um objetivo pretendido ou o máximo de resultado com o mínimo de esforço, gasto de tempo e recursos.

E por que é importante entender essas definições um pouco melhor?

Eficiência e produtividade são conceitos bem próximos.

Conseguir bons resultados aplicando uma quantidade mínima de recursos é sinônimo de produtividade.

CONCEITO DE PRODUTIVIDADE

Um prendedor de papel grande e vários prendedores pequenos

A correlação entre empenho e objetivos alcançados ainda é a melhor medida para se avaliar o grau de produtividade, através desta avaliação você terá uma base para saber como aumentar sua produtividade, porém, como já falamos acima, ser produtivo não é sinônimo de estar ocupado.

Mas o que seria então?

Na realidade, cada pessoa tem seu próprio conceito de produtividade.

Para alguns significa apenas produzir mais e mais, sem considerar a relevância daquilo que se está fazendo.

Já para outras pessoas o melhor seria administração e com isso conseguir fazer mais tarefas em menos tempo.

E ainda há aqueles que acreditam ser a realização de tarefas prioritárias e que levarão a resultados consistentes, como aumentar o lucro, por exemplo.

Boa parte das pessoas levam ao “pé da letra” aquele conceito de produtividade, que afirma que quanto mais produzimos, mais devemos produzir, porém, esse é um dos tipos de atitude que podem levar ao estresse e ao cansaço, resultando consequentemente, na queda na produtividade e uma péssima qualidade de vida no trabalho.

Ser produtivo também não é apenas reagir a problemas e se manter repetidamente apagando incêndios.

O fundamental para a alta produtividade é saber onde se deseja chegar e quais os melhores meios para se alcançar o objetivo.

E assim traçar metas e planejar atividades relevantes, e de preferência por ordem de prioridade.

O melhor conceito de produtividade é aquele com o qual você se sente em paz, feliz e com a sensação de dever cumprido no fim do dia.

Mulher tranquila em bote sobre águas calmas
Photo by Jeff Isaak on Unsplash

VAMOS A LISTA!

1. ESCREVA AS 3 PRINCIPAIS ATIVIDADES DO DIA SEGUINTE

Uma pessoa escrevendo uma lista em um bloco

Separar 15 minutos antes de dormir é o suficiente para você listar as 03 principais atividades que deverão ser realizadas no dia seguinte. É importante que você faça essa lista por ordem de prioridade, exemplo:

  • Atividade 1 – É a mais importante
  • Atividade 2 – Menos importante que a primeira atividade.
  • Atividade 3 – Menos importante que a primeira e segunda atividades.

Fazendo isso você terá clareza por onde começar e irá evitar de começar o dia atropelando as coisas.

2. DURMA BEM

Um óculos sobre a cama e uma mão relaxada de alguém que provavelmente está dormindo
Photo by Matheus Vinicius on Unsplash

Pesquisas revelam que uma noite bem dormida pode melhorar o raciocínio, a memória e aumentar sua produtividade.

Estudos realizados pela instituição americana National Sleep Foundation, indicam que uma noite bem dormida para um adulto, significa dormir 8 horas, mas isso pode alternar de pessoa para pessoa, o recomendado por esses especialistas é dormir entre 06 e 08 horas por noite.

3. BEBER ÁGUA

Homem bebendo água
Photo by Sara Hammarbäck from FreeImages

Pode parecer estranho como aumentar sua produtividade bebendo água, Mas pessoas com ótima Produtividade têm suas próprias garrafas e bebem água de modo regular ao longo do dia inteiro. Cerca de 77% do nosso cérebro é feito de água e um homem em condições normais precisa de 2 a 3 litros por dia de água para permanecer hidratado. Essa referência pode mudar de pessoa para pessoa. Estudos mostraram indivíduos que beberam 775 ml de água imediatamente antes de realizar testes cognitivos tiveram resultados 14% melhor das que não beberam.

4. ATIVIDADE FÍSICA E BOA ALIMENTAÇÃO

Homem correndo pela estrada
Photo by Tikkho Maciel on Unsplash

Corpo em movimento significa maior circulação sanguínea no cérebro e quanto maior essa circulação, maior o número de novos neurônios.

Estudos revelam que a principal área do cérebro afetada (para melhor) por exercícios físicos é o hipocampo, região responsável pela memória, legal isso né?

Outra questão importante também é: Ter uma boa alimentação.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) realizou uma pesquisa que mostra que uma pessoa com nível de nutrição adequado pode atingir até 20% de aumento em produtividade.

Essa mesma pesquisa também mostra que grãos, nozes, peixes, e até chocolate escuro/amargo, são ótimos alimentos para quem quer ativar o “modo turbo” do cérebro.

5. TRABALHO APENAS NA HORA DE TRABALHAR

Praia tranquila, sem WiFi
Photo by Kym Ellis on Unsplash

Algumas pessoas começam o dia verificando os e-mails e últimas mensagens instantâneas recebidas, em algumas situações mais graves o profissional nem saiu da cama e já pega o smartphone para fazer a verificação.

Acredite, este é um dos maiores fatores de ansiedade moderna, a pessoa mal acordou e já estará se conectando aos problemas do trabalho e, o pior, provavelmente não poderá fazer nada naquele momento. Ou seja, vai receber uma carga enorme de cortisol (hormônio do estresse), que em quantidades erradas é muito maléfico para saúde.

As pessoas com alto nível Produtividade começam o dia cuidando de si mesmas.

6. DESLIGUE-SE

Photo by Bram Naus on Unsplash

Pessoas naturalmente bagunceiras podem se atrapalhar por essa característica.

Caso você for estudar, por exemplo, limpar a mesa e deixar apenas o notebook, livro ou seja lá qual for o instrumento de estudo, vai ajudar na sua capacidade de concentração para aquilo.

Um exemplo clássico é o celular ao lado do computador, aquele inofensivo instrumento de comunicação pode distraí-lo a qualquer momento, basta apitar quando chega uma mensagem no whatsapp ou notificação do facebook que, pronto, seu foco e atenção muda para o celular. Então, deixar a mesa organizada com apenas o computador e um copo de água pode manter você concentrado por mais tempo.

Dificilmente sua caixa de e-mails ficará zerada por muito tempo. É como secar gelo: quanto mais você seca, mais e-mails aparecem. Acessar seus e-mails várias vezes por dia ou, pior, manter o alerta configurado para avisar sempre que receber um email, é um grande “sugador de tempo”, essencialmente por tirar o foco da tarefa principal a todo momento. Se você quer ter um Nível A de Produtividade determine os horários que terão foco em responder os e-mails.

Agora, imagine em escala, quanto tempo se perde ao longo de um dia, de uma semana ou um ano. Aqueles com alto nível de Produtividade desabilitam todas as notificações do celular e apenas as verifica no momento estabelecido para isso. Provavelmente você está se perguntando: “E se acontecer alguma emergência e alguém precisar falar comigo?”. Nesse caso, o ideal é você ter um canal de emergência, por exemplo, um telefone cujo apenas sua família tenha o número.

7. O NÃO TAMBÉM É IMPORTANTE

Photo by Isaiah Rustad on Unsplash

Saber dizer não pode ajudá-lo a concluir sua atividade dentro do prazo determinado.

Como já comentamos, produtividade tem muito a ver com o poder e capacidade de concentração e ter FOCO é saber dizer NÃO.

8. USE O TEMPO A SEU FAVOR

Ampulheta no chão
Photo by Aron Visuals on Unsplash

Não sei se esse é o seu caso, mas, muitas pessoas passam longos períodos do dia se deslocando até o trabalho e do trabalho para a casa.

Que tal aproveitar esse tempo ocioso no carro ou no ônibus para aprender?

Uma ótima forma para aproveitar o tempo aprendendo é através de áudio books, esses arquivos de áudio contém informações que podem ajudar você a desenvolver novas habilidades e conhecimentos.

9. TÉCNICA POMODORO

Alguns tomates
Photo by Vince Lee on Unsplash

A Técnica Pomodoro é uma metodologia de gestão de tempo que consiste em utilizar um cronômetro para dividir o seu fluxo de trabalho em intervalos de foco intenso e de descanso. Seu principal objetivo é aumentar a produtividade e a eficiência nas atividades desempenhadas.

Em 1980, o italiano Francesco Cirillo estava enfrentando problemas para se concentrar em suas atividades acadêmicas. Um dia, na cozinha de sua casa, ele decidiu pegar um cronômetro — que tinha a forma de um tomate, por isso, “Pomodoro” — e trabalhar sem interrupções por 10 minutos.

Francesco percebeu que aquilo poderia funcionar e começou a testar o método com outros intervalos de tempo.

Depois de fazer alguns testes, ele concluiu que, para aumentar a produtividade com essa técnica, o ideal é trabalhar sem nenhum tipo de interrupção por 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos, usando um cronômetro para marcar o tempo.

Saiba mais sobre essa técnica clicando aqui

10. HABITUE-SE A SER PRODUTIVO

Espero que você ponha em prática as dicas deste artigo, tente usá-las em conjunto com o Design Thinking, tenho certeza de que você criando o hábito de se planejar e se organizar para ser mais produtivo, sua produtividade irá aumentar de forma consistente.

Transforme hábitos ruins que, talvez você identifique que o atrapalhe, em hábitos que irão trazer retorno em forma de resultados produtivos no seu dia-a-dia.

Tenha foco nos seus objetivos e mantenha-se em direção das suas metas.


Aproveitando que falamos sobre produtividade vou deixar o link aqui para alguns materiais que irão ajudar você a ser mais produtivo:

70 infográficos grátis para download

60 Actions gratuitas para Photoshop (Capas de CD, Capas para Livros, etc.)

Kit do Designer 3.0 (Mais de 800 Mil artes editáveis, para agilizar seus jobs)

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimized with PageSpeed Ninja